quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mulher e homem têm sinais parecidos de infarto, diz estudo


As mulheres têm ou não sintomas diferentes quando sofrem um infarto? Alguns estudos dizem que os homens reclamam mais de dor no peito que irradia para os braços, enquanto elas relatam sintomas difusos, como náusea, dor nas costas e sudorese. Essa diferença seria um dos motivos pelos quais o infarto é detectado mais tarde na ala feminina.

Porém, um novo estudo financiado pela Sociedade Cardiovascular do Canadá diz que essa diferença de sintomas é um mito. O trabalho avaliou 305 pacientes em procedimento de angioplastia e concluiu que as mulheres têm sintomas iguais aos dos homens durante um ataque cardíaco.

Segundo a enfermeira cardíaca Martha Mackay, pesquisadora do Instituto Canadense de Pesquisas em Saúde e uma das autoras do estudo, não houve diferença de gênero nas taxas de dor no peito ou outros sintomas -como desconforto nos braços, respiração acelerada, suor e náusea.

Ela diz que homens e mulheres sentem os mesmos sintomas, a diferença é que elas também podem apresentar outros sinais, como tosse ou dor no pescoço e na região da mandíbula. "Os sintomas clássicos são igualmente comuns entre homens e mulheres", diz.

Comentário Dr. Luiz Augusto Garcia:

''Realmente mulheres e homens apresentam os mesmos sintomas do infarto, o grande problema seria o sub diagnóstico ocorrido em mulheres, este de cunho cultural. O médico tende a relacionar a dor da paciente com seu estado emocional, não correlacionando os sintomas de forma apropriada. A causa mais frequente de morte nas mulheres acima dos sessenta anos é o infarto agudo do miocárdio. Há uma tendência cultural de considerar: doença coronária, infarto do miocárdio doenças de homem .Na verdade a doença atinge ambos os sexos , apenas predominando em faixas de idade diferentes.''

Link 1

Link 2