
Reportagem, resumida, vinculada na Revista do Marieta (n1), hospital de Itajaí, Santa Catarina.
Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida, porém, um dos fatores mais comuns é a dieta. Para falar sobre a doença, entrevistamos o Dr. Luiz Augusto Garcia, coodernador do INCOR e professor da faculdade de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí.
Revista do Marieta: O que fazer quando se descobre que o nível de colesterol esta alto?
Dr. Luiz Augusto Garcia: É preciso procurar um médico especializado que vai orientar o paciente e identificar se o alto índice de colesterol é decorrente de hábitos inadequados ou de defeitos do metabolismo. O médico precisa saber qual a origem do colesterol para identificar riscos de doenças atereoscleróticas.
Revista do Marieta: Quais alimentos são ricos em colesterol e quais são os níveis diários de consumo de colesterol?
Dr. Luiz Augusto Garcia: Os Alimentos ricos em colesterol são os de origem animal, como gema de ovo, manteiga, leite e queijo. São alimentos ricos em gordura saturada que no organismo vão se transformar em colesterol.
Outra grande fonte de colesterol são as gorduras trans formadas através da hidrogenação de óleos vegetais, Este tipo de gordura é maléfica, pois aumenta o colesterol ruim (LDL) e reduz os níveis do colesterol bom (HDL).
A gordura trans é encontrada em alimentos industrializados, como sorvetes, salgadinhos e biscoitos.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que sejam consumidas no máximo 200mg por dia de colesterol na alimentação, o que corresponde, aproximadamente, a uma gema de ovo.
Revista do Marieta: Existe relação entre o estresse e colesterol?
Dr. Luiz Augusto Garcia: O estresse não tem relação direta com o colesterol. O que acontece é que um indivíduo sob stress pode mudar o seu comportamento e ingerir alimentos ricos em colesterol e o estresse emocional é um fator de risco para doenças coronárias.
Site do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen